quinta-feira, 15 de março de 2012

Inércia (1997-2012)


Nas Ruas”

O ano era 1996, o festival Close-Up Planet trazia ao Rio um Sex Pistols reformado em sua “Turnê do Lucro Fácil” e os californianos da Bad Religion entre outros. João Luiz, assíduo frequentador de shows curtia o festival com um amigo quando este o chama e diz: “Tá vendo aquele cara ali? Ele é lá de São Gonçalo! E se amarra em Ramones!” Sendo que estamos falando de meados dos anos 1990 - leia-se antes da internet e suas facilidades, conhecer fãs de Punk Rock (ou qualquer outra vertente roqueira) era sempre uma vantagem. Nessa mesma época, João Luiz andava à procura de alguém para montar sua banda Punk. O guitarrista gonçalense Miguel, havia sido o primeiro a ser sondado para a empreitada. Apesar de uma certa desconfiança, anotou o telefone de João após uns, digamos, esclarecimentos: “Miguel, eu só sei levar Punk Rock. Mesmo ouvindo várias coisas dentro do Rock, minha onda é Punk Rock!”


E foi o tal do Punk Rock que aproximou João de outra figura clássica do cenário underground de São Gonçalo e adjacências: Homem de Pedra. Tudo por causa de uma camisa da banda GBH que João vestia num show de Blues (vai entender...) no antigo Galpão da Comunidade S8, em Santa Catarina, bairro do município de São Gonçalo. Acontece que o tal cara do Close-Up Planet era baterista. O apelido Thiaguinho Ramones fazia jus à fama de fã de Joey Ramone & Cia. No final das contas, todos já se conheciam, só não haviam dado conta disso. Todos haviam estados em um lendário festival Punk no Circo voador com direito a shows da banda gaúcha Replicantes, e por aí vai... Em outubro de 1997, num cenário bem diferente, um quarto que servia de estúdio no apartamento do batera Thiago, o mesmo João Luiz (vocal), atendendo a um telefonema do guitarra Miguel se juntava a Homem de Pedra (baixo) e os outros e acontecia o primeiro ensaio da banda Inércia!



A Vida é um Balde Cheio de Veneno”

Cerca de um ano se passou. João Luiz, Miguel, Homem de Pedra e Thiago ensaiavam e preparavam repertório para o tão sonhado primeiro show. Mas antes veio a primeira demo! Mas ainda não era dessa vez. A pouca qualidade do material (isso, ficou uma merda) fez com que a banda abortasse a missão. Quis o destino que a estréia da Inércia não fosse numa demo de estudio, mas sim em cima do palco. O primeiro shows acontecia em 19 de janeiro de 1999. Em tempo, na época até o esquema de venda de ingressos a cargo das bandas era diferente. O que possibilitou a banda sair com uma grana no bolso de sua primeira experiência nos palcos. Era só o começo. Muita coisa ainda estava por vir para João Luiz e seus companheiros. Em tempo: o citado primeiro cachê seria revertido em cervejas ainda na noite da estréia. Segundo o próprio João Luiz: “Ninguém é de ferro...!” Podemos dizer que teve um fim digno, certo?


Os shows iam aparecendo e a galera, curtindo. A uma certa altura da caminhada de João Luiz e seus companheiros, a primeira baixa: o batera Thiago decide abandonar a banda. Após um período de atividades suspensas Charles, baterista dá saudosa banda gonçalense Fogo Fátuo, é recrutado para a vaga deixada por Thiago. Após um show no município de Juiz de Fora (MG), Charles deixa a banda. Em seu lugar entra Bozo, baterista da lendária Lumbrigas Cabeludas. Pegada Punk Rock tinindo na batera! Era o que a banda precisava! A Inércia tinha uma nova formação e caía na estrada tocando em uma penca de lugares! Até inauguração de rampa de sk8 a banda chegou a fazer na época! Mas como tudo que é bom uma hora acaba, uma das melhores formações que a Inércia teve também chegaria ao fim. Em 2004 o guitarrista Miguel e o batera Bozo deixam a banda... O próprio João resume a situação: “Ferrou”.



Muda o nome da moeda, mas continua e mesma m%*!@...!”

A banda só voltaria à suas atividades em setembro de 2005. Os membros originais João (vocal) e Homem de Pedra (baixo) continuavam firme no comando da Inércia. Completariam o time o batera Mini-Kurt e o guitarra Zuzinha. João define essa como uma boa fase da banda, que duraria até meados de 2010: “foi uma boa formação também, durou até 2010. Mas, com poucos shows pra fazer e o público ficando escasso... a gente tentou segurar a onda, mas o pessoal começou a ficar devagar, então parou de novo.


Final de 2011, churrasco de fim de ano da galera da $ttiva e do Moto Rock Clube, moto clube gonçalense com sede no Metallica Pub. João Luiz e Rafael A. já arquitetavam a meses uma volta da Inércia. O baixista Fabiano Camelo (banda Michael J. Fox) e o batera Rodrigo (bandas Michael J. Fox e TGTS) se apresentavam com suas respectivas bandas. Enfim, os quatro estavam lá e já havia a promessa do baixista e do batera de fazer o famoso 'quebra-galho' no começo do ano seguinte na edição de dez anos do Projeto Praia do Rock, em Maricá (RJ). Três sons com direito a participação especial do batera Alberto (ex banda Indigentes). E a Inércia tinha uma nova formação! João Luiz (vocal), Rafael A. (guitarra), Fabiano (baixo) e Rodrigo (batera). O vem depois? É o que estamos prestes a descobrir...


por: João Luiz
redação final: Rafael A. 

2 comentários: